A composição da maquiagem pode ser uma das coisas mais desafiadoras para se entender relativo à cosméticos e cuidados com a saúde. Normalmente os componentes estão em outras línguas ou são nomes tão técnicos e complicados que quase ficamos sem ter o que fazer para saber se a composição de um produto faz mal à saúde.
Vamos trazer hoje algumas dicas para você manter os melhores cuidados com a saúde e principalmente com a sua pele, pois infelizmente muitos produtos por aí ainda contém componentes cancerígenos. A nossa solução é ficar esperta e tornar o nosso consumo cada vez mais consciente.
1. Consultar os componentes da composição da maquiagem
Mesmo que você tenha conhecido um produto através da indicação de alguém de confiança, você SEMPRE deve checar se um componente não faz mal à saúde. Para isso, você precisa conhecer este site: COSDNA. Através dele, você pode checar minuciosamente os efeitos colaterais e os riscos de cada componente.
Chega de não saber o que estamos passando em nosso rosto. Comece pelos produtos que você já tem em casa e depois consulte tudo o que tiver na composição dos produtos que você quer comprar. Faça anotações de quais você viu que faz mal e, se ainda estiver em dúvida, pesquise o nome do componente no Google na tentativa de achar alguma resenha em português sobre tal substância.
2. Dê atenção às substâncias graves, mas se mantenha calma quanto aos componentes mais leves
Quando encontrar alguma substância que causa risco real à saude, não pense duas vezes e deixe o produto de lado. Não tem o que fazer. Agora, se você for desistir de comprar produtos comedogênicos, por exemplo, você abrirá mão de uma série gigante de cosméticos.
Cada pele reage de um jeito, e a menos que a sua pele seja bastante oleosa, não tenha medo de testar se sua pele realmente sentirá efeitos colaterais do uso. Se tiver problemas reais com acne, no entanto, o assunto é outro. Acompanhe essa lista aqui do grau dos cosmedogênicos. Para pele oleosa, graus 0 e 1 são os componentes recomendados. Se você não tem tanto problema com isso, recomendo que teste entre os valores até 4. Os de valor 5 realmente são bons evitar.
3. Optar por cosméticos naturais
Além de a grande maioria desses produtos não trazer risco à saúde, a chance de você ter alergia a um componente natural é bem mais baixa. Além disso, usar cosméticos naturais é evitar despejo de resíduos no meio ambiente e pregar pelo consumo consciente. Afinal de contas, quase que 100% das empresas de cosméticos naturais são cruelty free. Se você se interessa pela causa, aproveita e confere nosso post com indicação de 7 marcas veganas e brasileiras!
Melhore seus cuidados com a saúde com cosméticos que não fazem mal à saúde
Agora que você já conhece os 3 passos mais eficientes para cuidar da sua saúde referente ao uso de cosméticos, não negligencie seu bem-estar. Esteja atenta aos componentes cancerígenos, comedogênicos, que contém Chumbo, BHA e BHT. Ah, e claro, muitos outros!